WiFi Ralph: Quebrando a Internet – ★★★

wifiralphWiFi Ralph: Quebrando a Internet tinha o duríssimo desafio de superar o seu excelente antecessor, Detona Ralph. A ideia para superar o mundo dos videogames foi explorar a internet. Tinha tudo pra ser ótimo, porém a web é tão vasta que não é difícil ficar perdido nela. O longa tem boas piadas nerd sobre internet, que só os nerd vão rir alto (como Deep Web, cookies e o Geocities), mas a trama não traz nada muito ambicioso além de Ralph aprender mais uma lição sobre amizade. Isso não é um problema, mesmo que já tenhamos visto isso no filme anterior e bem melhor. O grande escorregão é que a protagonista do longa é Vanellope e Ralph é apenas um razoável coadjuvante.

Claro que o mundo da web é pensado de forma sensacional. O conceito de pop-up e o auto-sugerir do sistema de pesquisa é esplêndido. Já a discussão sobre os comentários poderia ter um trabalho mais poético e reflexivo, afinal, o filme tenta mostrar o lado ruim da web. Mas quem tira onda mesmo são as princesas da Disney, que usam o filme para se rebelar da síndrome de meninas frágeis que são sempre salvas por algum homem forte e corajoso. A inversão desse conceito é a melhor ideia do filme. Quando a melhor cena do filme vem do elenco de apoio, novamente, temos algo errado ou faltando no roteiro.

wifiralph

Wi-fi Ralph talvez sofra do fantasma da continuação, que tanto assombra os filmes e as animações, mas ainda assim tem crédito para um próximo episódio. O que os realizadores precisam se ligar é que só caprichar na ambientação não garante uma animação que arrebate o público. Vanellope evolui nesse filme e Ralph continua o mesmo. A concorrência é gigante hoje no mercado da animações e não basta ser bem feito e bonito. Cada novo filme precisa, literalmente, DETONAR a cabeça e o coração da platéia, seja ela pequenina e a grandinha.

WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018)
Direção: Phil Johnston, Rich Moore
http://www.imdb.com/title/tt5848272/
Gilvan Marçal – gilvan@gmail.com

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.