Homem-Aranha no Aranhaverso – ★★★★★

aranhaversoHomem-Aranha no Aranhaverso finalmente eleva o herói aracnídeo ao adjetivo que sempre lhe fez jus – Amazing ou seja Espetacular/Fantástico.  Desde sua primeira aparição em Agosto de 1962, o Homem-Aranha merecia uma adaptação para as telonas que fosse à altura de sua idolatria pelo mundo, sobretudo com a molecada. Após seis filmes, uma trilogia razoável de Sam Raimi (1, 2 e 3), uma bilogia esquizofrênica com Marc Webb(1 e 2), e um respiro de alívio com a vingadora Marvel em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, enfim o amigo da vizinhança ganhou uma obra irretocável. Homem-Aranha no Aranhaverso é muito mais que espetacular.

Esteticamente o longa é assombroso, ao combinar animação digital e o desenho clássico feito a mão. O espectador não sabe bem onde começa um e termina o outro. Mas isso não seria uma novidade. O que deixa o espectador vidrado é a eloquência como a produção coloca tanta coisa na tela, em uma velocidade típica da geração Playstation/X-Box, mas sem nunca esquecer de onde veio, os quadrinhos (HQs). Juro que salivei (boquiaberto babando) quando surgiram as primeira caixinhas expressando os pensamentos de Miles Morales e as onomatopeias que eu repetia: Uhuuuuuuuu!!! Wowwwwww!

Curioso é que o trio de diretores Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman não é dos mais conhecidos. Com boas experiências em departamentos de arte e animação,  apenas Ramsey dirigiu o bom A Origem dos Guardiães. Ou seja, não eram figurões, apenas um bando de nerds que deviam amar pra caramba o garoto teioso. Mas o segredo está na proposta ousadíssima da estória com realidades paralelas e seis tipos de Heróis-Aranha criada por Phil Lord (Uma Aventura Lego) [Será que Han Solo seria melhor se Phil Lord tivesse continuado na direção?].

Mas quem aprovaria um filme, basicamente para molecada, com realidades paralelas, hiper-veloz e que o protagonista é a versão negra (Miles Morales) do Homem-Aranha?Esse filme nunca seria viabilizado em uma outra época. Que bom que a molecada de hoje é muito melhor e mais inteligente que as gerações passadas e os estúdios entenderam que o público quer mais que o básico e os filmes-fórmulas (Deadpool tem um dedinho nisso). Você pode ser complexo, ter vários personagens, desde que tenha uma estória consistente, impactante e com uma suavidade cômica equilibrada. Homem-Aranha no Aranhaverso tem cenas de assassinato e gargalhadas para encher toda a sala de cinema.

aranhaverso

Tudo isso só funciona por causa deles: Stan Lee e Steve Ditko que criaram um dos melhores super-heróis de todos os tempos. Mas só tem uma coisa que pode ser melhor que um Homem-Aranha. Seis heróis derivados do universo aracnídeo. Perceba a sutileza dos movimentos de cada um dos heróis respeitando as características estéticas. Peni Parker tem uma movimentação no estilo dos animes japoneses e Peter Pork segue uma linha meio Pernalonga da década de 1990. O mais saboroso é quando esses estilos se fundem na tela. Chega a ser psicodélico de tão lindo e louco.

Homem-Aranha no Aranhaverso é sim a melhor versão do amigão da vizinhança que chegou as telonas. O filme certo, na hora certa. A escolha de Miles Morales como protagonista, em tempos de Pantera Negra, demonstra que o cinema dito blockbuster entendeu que precisa estar sintonizado com seu público. Não se espante se você trombar com uma menininha vestida de Mulher-Aranha no próximo Carnaval (aliás, onde encontro essa fantasia?). A questão é que a Sony acabou de tropeçar em um pote de ouro com os sucessos de Venom e de Homem-Aranha no Aranhaverso. Resta saber o que a Marvel vai aprontar com o próximo Homem-Aranha: Longe de Casa. Quem ganha com isso é a molecada louca com o teioso e as lojas de fantasia infantil, afinal, “Todos podem ser o Homem-Aranha“.

Ps.: Stan Lee – há duas lindas homenagens no filme que vão marejar os olhos dos nerds. Dizem que há muitas aparições dele em todo filme, só que tudo é tão rápido, que só comprando o Blu-Ray você poderá caçar quantas vezes o velhinho nerd aparece.

Ps.: Pós-Créditos – Temos a presença de um sétimo herói-aranha – Spider-Man 2099 – que mostra que o Aranhaverso será explorado ainda mais no futuro da franquia.

Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)
Direção: Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman
http://www.imdb.com/title/tt4633694/
Gilvan Marçal – gilvan@gmail.com

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.